Photo description:
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - PADROEIRA DE PORTUGAL
Por proposta do Rei D. João IV, Nossa Senhora da Conceição foi proclamada Padroeira de Portugal, durante as Cortes reunidas em Lisboa desde 28 de Dezembro de 1645 até 16 de Março de 1646. O Soberano comprometeu-se ainda a doar em seu nome, em nome de seu filho e dos seus sucessores à Santa Casa da Conceição, em Vila Viçosa, «cinquenta cruzados de oiro em cada ano», como sinal de tributo e vassalagem, a dar continuidade à devoção de D. Afonso Henriques, que tomara a Senhora por advogada pessoal e de seus sucessores.
O ato da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, efetuado com a maior solenidade pelo monarca a 25 de Março desse ano (1646), alargou-se a todo o País, com o povo, à noite, a entoar cânticos de júbilo pelas ruas, para celebrar o acontecimento. Assim se tornou Nossa Senhora a verdadeira Soberana de Portugal, não voltando por isso, desde aí, nenhum dos reis de Portugal a ostentar a coroa, direito que passou a pertencer apenas à Excelsa Rainha, Mãe de Deus.
De salientar que a padroeira está no altar-mor do santuário, a que foi atribuído o seu nome, sendo ainda a igreja matriz de Vila Viçosa e que a sua fundação se deve a Nuno Alvares Pereira, primeiro donatário da vila. Este templo, dedicado ao culto mariano, foi erigido dentro da fortificação medieval sendo contíguo com o cemitério da vila.