To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Other artworks of José Flacho

Details

Category :  History

Personal theme: Motivos Históricos

Submitted: 3 years 8 months ago

Date: Jun 9, 2014, 8:41:46 AM

File_size: 583.2 KB

Image_size: 683 KB

Resolution: 1024x683

Exif

Make: Canon

Model: EOS 5D Mark II

Shutter Speed: 1/250

Aperture: F/16

Focal Length: 27 mm

ISO Speed: 400

Date Taken: May 15, 2014, 9:11:00 AM

Statistics

Comments: 7  ●   Replies: 7
Favorites: 1
Unique Views: 2152

Favorite Photo of 1 author

Photo description:

ALDEIAS HISTÓRICAS - IDANHA-A-VELHA
Idanha-a-Velha é uma povoação do concelho de Idanha-a-Nova com 20,78 km² de área e 63 habitantes segundo os sensos de (2011). Densidade: 3 hab/km². É mais uma das Aldeias Históricas de Portugal e mais um exemplo da desertificação do interior de Portugal.
Foi sede de um antigo município extinto em 1879, data em que passou para o concelho de Idanha-a-Nova.
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Monsanto, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha com a sede em Monsanto.
Toponimicamente, Idanha-a-Velha poderá derivar da denominação romana Civitas Igaedinorum, terminologia que viria dar geditania. O nome Egitânia só surge em documento do século VI e deriva da forma visigótica Egitânia e da forma árabe dania.
A povoação foi fundada no período de Augusto (século I a.C.) e a fundação deste núcleo populacional teve para Roma uma importância extrema entre Guarda e Mérida. A ocupação romana desta zona está bem comprovada pela observação detalhada das muralhas edificadas entre os séculos III a IV, quando do início das Invasões Bárbaras. É possível identificar os inúmeros vestígios materiais de habitações e templos romanos existentes na povoação, com o reaproveitamento de pedra nas construções posteriores. De facto, esta muralha só cercava parte do que terá sido a magnífica cidade do Alto Império. Segundo algumas teorias, terá sido aqui que, em 305, terá nascido o Papa Dâmaso I.
Os elementos romanos mais importantes foram destruídos no século V pelos Suevos, restando vestígios em condições muito diversas: a Ponte de Alcântara, que ligava Mérida a Astorga, o Forum, o Podium de Vénus (sobre o qual foi construída a Torre dos Templários), e as Termas, a sul do Forum. No concílio de Lugo, em 569, participou também Idanha, ainda não apelidada de velha. A prosperidade veio com a conquista visigótica, durante a qual foram construídos a Catedral, o Palácio dos Bispos, o Paço episcopal e a Ponte de São Dâmaso. Em 713, os mouros tomaram a cidade e destruíram-na. Reconquistada pelo Rei Afonso III de Leão, foi perdida novamente, só tendo sido definitivamente tomada por D. Sancho I.
Em 1319, D. Dinis doou-a à Ordem de Cristo e o foral só foi renovado no tempo de D. Manuel I. Os seus marcos mais importantes são o Pelourinho, a Igreja Matriz, as Capelas de São Dâmaso, de São Sebastião e do Espírito Santo.

Ricardo Martins wrote at Jun 10, 2014, 9:15:15 PM

Uma excelente captação deste lindo local!!! Parabéns José.

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

 

 

Carlos Martins wrote at Jun 11, 2014, 12:30:13 PM

mais um bom enquadramento deste agnifico local,este a proporcionar uma bela perspectiva lateral e até a cegonha veio ajudar á festa

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

Lopez Faria wrote at Jun 11, 2014, 3:40:05 PM

Um show em cor e texturas neste bom enquadramento!
Um abraço do amigo Lopez.

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

 

António Pereira wrote at Aug 20, 2014, 11:47:30 AM

magnifico registo, muitos parabéns

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

 

  • PodiumFoto in Social Networks
PodiumFoto in Social Networks
If you do not want to share your pictures on social networks can inactivate this feature in your preferences.

In your menu "Settings", top right of the screen, click "Preferences-privacy" and select the checkbox "Do not share partner sites and social networks".
Remember that we only publish thumbnails that link to your page or photo whose purpose is the dissemination of our authors.