◀ Previous

Next ▶

EX-LIBRIS DA ALDEIA MAIS PORTUGUESA

To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Other artworks of José Flacho

Details

Category :  History

Personal theme: Motivos Históricos

Submitted: 4 years 6 months ago

Date: May 16, 2014, 5:25:35 PM

File_size: 536.8 KB

Image_size: 676 KB

Resolution: 1024x676

Exif

Make: Canon

Model: EOS 7D

Shutter Speed: 1/100

Aperture: F/16

Focal Length: 24 mm

ISO Speed: 100

Date Taken: May 14, 2014, 2:22:18 PM

Statistics

Comments: 7  ●   Replies: 7
Favorites: 4
Unique Views: 2232

Photo description:

ALDEIA DE MONSANTO
Monsanto é mais uma das belas aldeias históricas de Portugal. Na sua arquitetura predomina a pedra granítica havendo habitações e escadarias escavadas nos próprios blocos de granito concedendo ao local um certo poder e misticismo que não é possível encontrar em qualquer outro lugar de Portugal.
Monsanto, avista-se na encosta de uma grande elevação escarpada, designada de "o Cabeço de Monsanto (Mons Sanctus)". Situa-se a nordeste de Idanha-a-Nova e irrompe repentinamente do vale. No ponto mais alto o seu pico atinge os 758 metros. A presença humana neste local data desde o paleolítico. A arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos romanos, no sopé do monte. Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe. Os mouros seriam derrotados por D. Afonso Henriques e, em 1165, o lugar de Monsanto foi doado à Ordem dos Templários que sob orientações de Gualdim Pais, que mandou construir o Castelo de Monsanto. O foral foi concedido pela primeira vez em 1174 pelo Rei de Portugal e retificado, sucessivamente, por D. Sancho I (em 1190) e D. Afonso II (em 1217).
Foi D. Sancho I quem repovoou e reedificou a fortaleza que, entretanto, fora destruída nas lutas contra o Reino de Leão. Seriam novamente reparadas um século mais tarde, pelos Templários.
Em 1308, o Rei D. Dinis deu Carta de Feira e, em 1510, seria El Rei D. Manuel I a outorgar de novo foral e concedendo à aldeia a categoria de vila.
Em meados do século XVII, Luís de Haro (ministro de Filipe IV de Espanha), tenta cercar Monsanto, mas sem sucesso. No século XVIII, o Duque Berwik também cerca Monsanto, mas o exército português comandado pelo Marquês de Mina derrota o invasor nas difíceis escarpas que se erguem até ao Castelo. Monsanto foi sede de concelho no período 1758-1853. Em 1815 um grave acidente, provocado por um raio destruiu o seu Castelo medieval, pela explosão do paiol de munições.
Nas últimas décadas, Monsanto tornou-se popularmente conhecida como "a aldeia mais portuguesa de Portugal", exibindo o Galo de Prata, troféu da autoria de Abel Pereira da Silva, cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre do Relógio ou de Lucano.

Ricardo Martins wrote at May 18, 2014, 11:43:19 AM

Muito bem aproveitado este ângulo, cores e texturas muito boas!!! Parabéns José.

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

Paulo Martins wrote at May 18, 2014, 4:36:27 PM

TRABALHO EXCELENTE.
PARABÉNS.

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

Violeta Teixeira wrote at May 18, 2014, 4:36:32 PM

Registo com muito bom enquadramento, boas, luz e texturas.

Parabéns, José! Bjs.

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

Maria Helena Costa wrote at May 18, 2014, 7:56:32 PM

Excelentes texturas e enquadramento!! Magnífica! Parabéns, bjo e boa semana

José Flacho replied:

Muito obrigado.

 

Pedro Campos wrote at May 18, 2014, 11:11:47 PM

Os teus registos das aldeias históricas estão fabulosos e este não é excepção. Parabéns José e boa semana!

José Flacho replied:

Muito obrigado.Se calhar estão bons porque são feitos com muita paixão e quando estou nestes ambientes consigo integrar-me nos mesmos e é como se eu próprio fizesse parte deles. Neste caso, desloquei-me de propósito de Oeiras para fotografar em três vilas da minha região: PENHA GARCIA, MONSANTO E PENAMACOR, ao todo tirei cerca de 400 fotos e como a luz esteve boa naqueles dois dias todas as fotos estão com muito boa qualidade.

 

Lopez Faria wrote at May 19, 2014, 3:08:07 PM

Boa focagem e texturas desta bela aldeia!
Quando lá estive contaram que o galo foi substituido para não ser gamado! Não sei se é verdade.
Abraço do amigo Lopez com votos de uma boa semana.

José Flacho replied:

Muito obrigado. Tal como refiro no texto o galo que se vê é uma réplica do original que está guardado, tal como dizes, para evitar que alguém se lembrasse de fazer uma caldeirada com o mesmo.

 

 

 

  • PodiumFoto in Social Networks
PodiumFoto in Social Networks
If you do not want to share your pictures on social networks can inactivate this feature in your preferences.

In your menu "Settings", top right of the screen, click "Preferences-privacy" and select the checkbox "Do not share partner sites and social networks".
Remember that we only publish thumbnails that link to your page or photo whose purpose is the dissemination of our authors.