To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Other artworks of José Flacho

Details

Category :  History

Personal theme: Motivos Históricos

Submitted: 4 years 29 days ago

Date: Oct 19, 2013, 7:08:30 PM

File_size: 314.2 KB

Image_size: 683 KB

Resolution: 1024x683

Exif

Make: Canon

Model: EOS 5D Mark II

Shutter Speed: 1/2000

Aperture: F/5

Focal Length: 16 mm

ISO Speed: 200

Date Taken: Oct 5, 2013, 2:24:27 PM

Statistics

Comments: 8  ●   Replies: 7
Favorites: 6
Unique Views: 2161

Photo description:

CASTELO MEDIEVAL DE PORTO-DE-MÓS

Acredita-se que a ocupação do sítio remonte à pré-história, conforme fragmentos de cerâmica resgatados pela pesquisa arqueológica. Do período da ocupação romana, de quando se crê date a primeira defesa da povoação, foram recolhidas moedas e identificadas inscrições latinas em duas cantarias. Essa primitiva defesa teria sido aumentada nos séculos seguintes, sucessivamente por Visigodos e Muçulmanos.
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, tendo as forças de D. Afonso Henriques (1112-85) avançado até à linha do rio Tejo, Porto de Mós tornou-se um ponto estratégico na defesa de Leiria e de Coimbra. Conquistada em 1148, a tradição refere como seu Alcaide o ilustre D. Fuas Roupinho. Pouco tempo mais tarde os mouros reconquistaram este castelo, tendo D. Fuas logrado a fuga para retomá-lo em seguida, com reforços, definitivamente.
Com o incentivo ao povoamento sob o reinado de D. Sancho I (1185-1211), a povoação prosperou, tendo a sua defesa recebido importantes obras de beneficiação. Ciosa de seus direitos e deveres, foi uma das raras localidades portuguesas que se constituíram em Concelho por iniciativa própria, independentemente da concessão de Carta de Foral. Novas obras foram promovidas durante o reinado de D. Dinis (1279-1325), que lhe outorgou foral (1305), quando se iniciou a sua adaptação à função de residência senhorial.
No contexto da crise de 1383-1385, a povoação e o seu castelo tomaram o partido do Mestre de Avis. As forças portuguesas, sob o comando do soberano, aqui acamparam a caminho da batalha de Aljubarrota (1385). A povoação, o castelo e seus domínios integraram a ampla doação de terras e direitos feita pelo soberano ao Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Por falecimento deste, foram legados em testamento à sua filha e genro, os primeiros duques de Bragança. Em meados do século XV, o filho do 1º duque de Bragança, D. Afonso, 4° conde de Ourém e 1° marquês de Valença, interessando-se por várias vilas destes domínios, foi o responsável por várias melhorias em Porto de Mós, entre as quais a transformação do seu castelo medieval em um solar renascentista, projeto que os seus descendentes conservaram e ampliaram.
A estrutura defensiva do castelo foi severamente danificada pelo terramoto de 1755 e, novamente, em menor grau, pelo de 1909, comprometendo em particular o alçado norte.
No século XX, foi classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.

 

Ricardo Martins wrote at Oct 21, 2013, 10:12:16 AM

Magnífico enquadramento desta monumental imagem com um céu magnífico!!! Parabéns José.

José Flacho replied:

Muito obrigado Ricardo

 

Lopez Faria wrote at Oct 21, 2013, 11:42:50 AM

Trabalho e edição muito boas!

Abraço do amigo Lopez com votos de uma ótima semana.

José Flacho replied:

Muito obrigado Lopez

 

Francisco Gordo wrote at Oct 21, 2013, 6:40:47 PM

Que maravilha Flacho, para alem dos excelentes enquadramento e edição, o céu ficou muito bem.

José Flacho replied:

Muito obrigado M. Gordo

 

Sun * wrote at Oct 21, 2013, 7:42:13 PM

Registo e resumo elucidativo fantásticos pbs !! bj

José Flacho replied:

Muito obrigado SUN

 

Bruno Sousa wrote at Oct 21, 2013, 8:23:03 PM

FANTÁSTICO!!!!!!!! UM TRABALHO DE PROFISSIONAL.

José Flacho replied:

Muito obrigado Bruno

 

 

 

 

  • PodiumFoto in Social Networks
PodiumFoto in Social Networks
If you do not want to share your pictures on social networks can inactivate this feature in your preferences.

In your menu "Settings", top right of the screen, click "Preferences-privacy" and select the checkbox "Do not share partner sites and social networks".
Remember that we only publish thumbnails that link to your page or photo whose purpose is the dissemination of our authors.