>
Talvez A Primeira Foto

 

Talvez A Primeira Foto Deste Pequeno Garrano Com Horas De Vida.

Share this photo...

 

 

Details

Category :

 Other

Submitted: 2 years 3 months ago

Date: Feb 6, 2010, 11:16:21 PM

File_size: 423.6 KB

Image_size: 421.9 KB

Resolution: 800x540

Exif

Make: Sony

Model: DSLR-A200

Shutter Speed: 1/250

Aperture: F/7.1

Focal Length: 75 mm

ISO Speed: 100

Date Taken: Feb 6, 2010, 12:13:58 PM

Statistics

Comments: 5  ●   Replies: 5
Favorites: 0
Unique Views: 700

Comments: 5

To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Blue Ice Angel wrote at Feb 7, 2010, 12:54:27 AM

TU E O MARCIANO SÃO UNS PRIVILEGIADOS POR PODEREM DESFRUTAR DESTES MOMENTOS.
BONITA IMAGEM, ANTÓNIO.

António Tedim replied:

Obrigado Blue.
Se te apetecer aparecer cá por cima era um prazer muito grande compartilhar estes momentos também contigo.Decide-te e arranjamos-te um programa à nortenha.Um abraço

 

Francisco Garrett wrote at Feb 7, 2010, 11:45:46 AM

Aqui talvez no p/b....mas nao deixa ser uma linda imagem

António Tedim replied:

Fiz a versão P/B e gostei muito mais a cores e optei por ser essa a colocar aqui.
Obrigado e um abraço

 

Vítor Cid wrote at Feb 7, 2010, 4:17:09 PM

Ah! a primeira foto do garrano, pensava que era a primeira imagem feita com o telemóvel novo :)

r1: Ó Rui deixa-te lá de galanteios do tipo "grande artista", "agradecer-te o facto teres comentado duas fotos minhas seguidas", "sinto-me muito honrado" e "só terei a aprender contigo", porque, para além de eu ser um gajo comprometido, primeiro, não sou um grande artista, nestas coisas da fotografia até me considero um gajo bastante mediano que, através do bom senso fotográfico, tenta colmatar as graves falhas técnicas que possuo. Segundo, nem reparei que tinha comentado duas fotos tuas seguidas, raramente reparo no nome do autor das fotos que comento, a não ser que sejam realmente muito boas (para o meu gosto, claro). Terceiro, e pelo que atrás referi, não tens razões absolutamente nenhumas para te sentires honrado. Quarto, não tens nada a aprender comigo, pois eu não tenho absolutamente nada para ensinar a ninguém, bem pelo contrário.

Continuas ainda á minha espera? Bem, então cá vou eu.

Em primeiro lugar esta foto parece um crop de uma foto tirada a 50 metros dos cavalos com uma teleobjectiva; não estou a dizer que é, estou a dizer o que parece. Focagem, definição e recorte são coisas que nela não existem; os cavalos parecem borrões no meio de uma massa informe de algo que parece erva seca. Talvez para isso tenha contribuído o facto de teres focado as moitas atrás dos cavalos em vez dos próprios cavalos; o uso de teleobjectivas é bastante propício a situações deste tipo, sobretudo quando se acredita que o auto-focus da máquina resolve tudo. A carrada de sharp que aplicaste, na tentativa vã de resolver a situação, só piorou as coisas e, por via disso, "partiu" a imagem toda. Os contrastes estão tremendamente exagerados, destruindo qualquer subtileza que pudesse existir, mesmo considerando que estamos a falar de uma foto que foi tomada ao ar livrre em pleno meio-dia e que, por isso, condenada ao fracasso Isto tudo e mais, que agora não me apetece escrever, porque o que te escrevo já vai longo, contribui para que esta fotografia pareça ter sido tirada com um telemóvel.

Mas isto tudo que te estou a dizer já tu deves saber. Ainda há pouco dias, disse ao Antonius que devemos ser nós os nossos maiores críticos. E volto a dize-lo: achas realmente que não tenho razão naquilo que te digo? Achas realmente que esta é uma boa fotografia? Se sim, marimba-te para aquilo que eu te disse e segue em frente: os êxitos são teus e os fracassos também.


r2: António, desculpa lá ter-te chamado Rui. É que, curiosamente, enquanto escrevia o comentário que a ti era dirigido, estava a falar no faceboock com um amigo meu que se chama Rui Alves; daí a confusão. Pelo facto peço as minhas desculpas. :)

António Tedim replied:

Pela ironia do comentário presumo que consideras uma má foto.
Como és um grande artista deixa-te de ironias e explica-me o que é que consideras que está mal na foto para eu aprender a que as minhas fotos tiradas com a Sony não se pareçam com fotos de telemóveis.
Fico à tua espera.

PS - Já agora queria agradecer-te o facto teres comentado duas fotos minhas seguidas quando até agora que me lembre nunca comentastes nehuma.Sinto-me muito honrado por este teu repentino interesse pela munha galeria.Só terei a aprender contigo.

Não vou discutir muito a tua apreciação mas gostava de dizer algumas coisas:
1º - A foto não tem nem um milimetro de crop.
2º - Na edição usei unsharp mask c/ os valores: amount: 170 radius: 0,2 . Se estes valores dão uma carrada de sharpen tens razão, mas não me parece que seja assim.
3º Quanto a estar muito contrastada penso que isso passa pelo gosto de cada um.Eu não acho que esteja.
4º Penso que o foco o fiz à cabeça da égua.Talvez esteja enganado.
5º Como gosto da foto vou continuar com os meus fracasso pelo menos nesta foto na tua opinião.Espero que alguma tenha êxito (e se calhar não vou gostar dela)
6º Eu não sou o Rui mas o António Alves.
Agradeço-te a disponibilidade para ajudar.
Um abraço

 

Rui Pires wrote at Feb 7, 2010, 8:18:18 PM

"Achas realmente que esta é uma boa fotografia? Se sim, marimba-te para aquilo que eu te disse e segue em frente: os êxitos são teus e os fracassos também. "

Esta vai para o meu quadro de frases célebres ditas por fotógrafos, já tenho uma boa colecção, António.
É duro receber críticas assim, mas não é com "boa foto, linda imagem, etc" que os êxitos aparecem.

Bom, fico sem perceber o que aconteceu nesta fotografia, f7.1, 1/250s ... iso 100 ... é receita para uma excelente fotografia ... Cheira-me a "entusiasmo a mais" com o "xope" ...

António Tedim replied:

Eu penso que não abusei no PS.Talvez, não sei. O original até nem está muito diferente.Só um pouco menos saturada e menos contraste.Bem, vou olhar melhor para isto e ver o que aconteceu.
Mas continuo a gostar da foto talvez pela forma como foi tirada tão perto dos animais sempre com algum receio de que a égua tentasse defender a cria daquele intruso ali a uma dúzia de metros e também pelo carinho entre o potro e a mão.Era comovente.
E também fica a tal frase do Vitor Eh Eh.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço e boa semana

 

Antonius Bastus wrote at Feb 8, 2010, 9:21:07 PM

Eu acho que a foto até nem está muito má, está sim muito normal, não tem nada que lhe confira impacto visual, talvez se o fundo não estivesse tão próximo do motivo principal...
Quanto às críticas, nomeadamente a do Vitor Cid, bem, aqui há dias eu e tu íamos começando uma discussão por motivos similares, a má aceitação da crítica da tua parte, pois eu acho que tens muito sorte por receberes críticas desta natureza, com os elogios não vais aprender nada de nada, só insuflar o ego.
Claro que quando metemos uma imagem e a sujeitamos à crítica, à partida estamos a meter algo que gostamos, que achamos que foi bem executado ou conseguido, depois alguém olha a frio para a dita e diz o que pensa, dentro daquilo que conhece, muito ou pouco ou assim assim, os bons e os maus comentários enriquecem os nossos conhecimentos, fazem-nos olhar melhor, para nós e para os outros, eu só tenho a agradecer a quem se dá ao trabalho de ver as minhas fotos e comentar com sinceridade.

Re: quanto ao café é quando quiseres, não tenho qualquer problema com isso, antes pelo contrário, acho que poderia surgir um bom entendimento. Eu sei que és um entusiasta da fotografia, queres fazê-la bem, com gosto por melhorar, mas tu é que ainda não percebeste onde eu quero chegar, tu quando defendes as tuas imagens, já o tens feito por diversas vezes e algumas comigo, afirmas que gostas delas assim mesmo, que foi tua opção, pois as tuas opçãos hoje serão lições para amanhã, se continuares a evoluir vais acabar por ver que aquilo que achaste bem em determinada altura do passado, afinal não era assim tão especial, eu digo isto, porque embora não pareça, embora não o demonstre, já cá ando nisto da fotografia à alguns anos, tenho muito que aprender, mas também para ensinar, acima de tudo temos que saber ouvir, saber escutar todas as opiniões, mesmo as mais agressivas.
Marca lá o café que aqui a gente não se entende...

António Tedim replied:

Tens razão em tudo o que dizes.Só não estou de acordo quando falas da má aceitação da crítica da minha parte.Sempre a aceitei de braços abertos, mas tu não entendeste assim.Sempre te disse que não tinhas percebido nada do que disse e até sugeri um café para te aperceberes que estavas enganado em relação a mim.O café continua de pé.
Um abraço