◀ Previous

Next ▶

The steeplejack

To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Other artworks of Jaime Lebre

Details

Category :  Street photo

Personal theme: Streets Of Tokyo

Submitted: 29 days 7 hours ago

Date: May 20, 2018, 1:25:38 AM

File_size: 449 KB

Image_size: 625 KB

Resolution: 800x800

Statistics

Comments: 3  ●   Replies: 3
Favorites: 1
Unique Views: 259

Favorite Photo of 1 author

Photo description:

Fotografia tirada no perímetro do templo de Asakusa, em Tóquio. O traje deste homem denuncia a sua profissão, em japonês "tobishokunin" em inglês "steeplejack". Em português só encontrei a muito sensaborona palavra "alpinista industrial".

Trata-se pois de um trabalhador de construção civil, cuja especialidade é trabalhar em sítios altos como andaimes, telhados, chaminés, campanários e similares.Daí a calça dentro do calçado, para não causar tropeços, e o calçado muito peculiar, muito fino e flexível, com o dedo grande separado dos restantes, que tem por finalidade melhorar o apoio do pé e conferir maior equilíbrio.

A toalha na cabeça tem por função evitar que o suor escorra para os olhos. Lembrar que o Japão é no verão muito quente e húmido, pelo que o suor a escorrer pela testa é uma constante.

Placards com a inscrição "a segurança em primeiro lugar" encontram-se em tudo quanto é fábrica e local de construção, e os japoneses levam os assuntos de segurança muito a sério.

Violeta Teixeira wrote at May 20, 2018, 7:48:32 PM

Excelente registo e muito boa descrição.

Parabéns, Jaime Lebre!

Bom fim de Domingo e boa semana!

Jaime Lebre replied:

Obrigado pela visita e apreciação, Violeta Teixeira. Votos de uma muito boa semana também para si, de francas melhoras. Bem haja.

 

Manuel Nogueira wrote at May 20, 2018, 9:30:53 PM

Muito interessante. Por cá já se vêem muitos a trabalhar na pintura e arranjo dos prédios.

Jaime Lebre replied:

Origado pela visita e comentário Manuel Nogueira. Aqui na Covilhã nunca me dei conta, mas será talvez falta de atenção minha. O que achei mais curioso foi a designação de "alpinismo industrial". É um termo tão sem personalidade que se vê de imediato que não é uma palavra que ande na boca de toda a gente como pedreiro ou carpinteiro.

No caso desta foto, para mim, o mais curioso é o trajo, realmente desenhado a pensar na função. Bem, e a expressão e passo seguro do personagem, claro.

 

Ricardo Martins wrote at May 21, 2018, 1:42:30 PM

Muito boa esta imagem evocando tipo feira da Ladra!! Parabéns Jaime.

Jaime Lebre replied:

Obrigado pela visita e comentário, Ricardo. Bem haja.

 

 

  • PodiumFoto in Social Networks
PodiumFoto in Social Networks
If you do not want to share your pictures on social networks can inactivate this feature in your preferences.

In your menu "Settings", top right of the screen, click "Preferences-privacy" and select the checkbox "Do not share partner sites and social networks".
Remember that we only publish thumbnails that link to your page or photo whose purpose is the dissemination of our authors.