◀ Previous

Next ▶

Mausoléu Alfredo da Silva

To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Recommended:

Details

Category :  Architecture

Personal theme: Preto E Branco

Submitted: 20 days 9 hours ago

Date: Feb 3, 2018, 1:01:39 PM

File_size: 444.8 KB

Image_size: 683 KB

Resolution: 1024x683

Statistics

Comments: 0  ●   Replies: 0
Favorites: 0
Unique Views: 524

Photo description:

O projeto para este Mausoléu data de 1943, e é fruto da parceria entre o arquiteto Luís Cristino da Silva e o escultor Leopoldo de Almeida.
No plano arquitetónico, o monumento foi erigido sobre uma base de alvenaria, em forma de círculo, a qual será limitada no espaço mediante dois semi-círculos, um voltado a Norte, outro voltado a Sul. No centro da base de alvenaria, à qual se tem acesso por uma escadaria, inscreve-se a pirâmide (pilone), a qual cumpre a função de capela mortuária. À semelhança dos semi-círculos, a pirâmide foi construída em granito. O acesso ao interior é feito através de uma porta de dois batentes construída em bronze, à qual corresponde, no lado oposto (lado Sul), uma fresta em forma de cruz. O envasamento no qual se inscreve o monumento é rematado por dois plintos, decorados com os baixos-relevos de Leopoldo de Almeida, recebendo no cimo duas taças, também em bronze, para incenso.

Sobre a pirâmide, e assente em quatro leões( devem ter fugido ), uma urna simbólica, tudo construído em granito. A porta que dá acesso ao interior, é encimada por uma cruz e por uma coroa de louros em bronze. Posteriormente, viria a ser colocada ao lado da porta o símbolo da CUF construído no mesmo material. Sem data, apresenta a seguinte inscrição: «Homenagem dos empregados da CUF e empresas associadas».

Merecem particular destaque os baixos-relevos de Leopoldo de Almeida. Símbolos da Indústria, Agricultura e Pesca, os baixos-relevos como que ilustram o contributo da ação desenvolvida por Alfredo da Silva para o desenvolvimento nacional nas suas mais variadas vertentes económicas.

Ambos os baixos-relevos apresentam a mesma tipologia, ou seja, dois planos, um superior e outro inferior. As personagens do plano inferior encontram-se todas elas ajoelhadas, enquanto as do plano superior permanecem de pé. O baixo-relevo do lado esquerdo apresenta uma variante, já que nele aparece representada uma sétima personagem (no lado direito apenas seis), ainda para mais uma criança, numa provável alusão à Maternidade, um dos valores mais caros à ideologia do Estado Novo. Ponto em comum em ambos é o facto de todos os olhares estarem dirigidos para a mesma direção, isto é, para o interior da pirâmide, onde repousam os restos mortais do Industrial.
O baixo-relevo esquerdo, além da alusão à Maternidade já anteriormente mencionada, representa uma cena agrícola, onde os trabalhadores aparecem em pleno momento da ceifa, ilustrando a importância da CUF para o desenvolvi

 

  • PodiumFoto in Social Networks
PodiumFoto in Social Networks
If you do not want to share your pictures on social networks can inactivate this feature in your preferences.

In your menu "Settings", top right of the screen, click "Preferences-privacy" and select the checkbox "Do not share partner sites and social networks".
Remember that we only publish thumbnails that link to your page or photo whose purpose is the dissemination of our authors.