◀ Previous

Next ▶

Durmo num sofá cama I

To comment, please login on top of the page.
If you are not registered, Sign up Free!

Recommended:

Details

Category :  Other

Personal theme: Abandonados

Submitted: 3 years 10 months ago

Date: Aug 16, 2014, 11:50:44 PM

File_size: 450.4 KB

Image_size: 651 KB

Resolution: 651x1024

Exif

Make: Nikon Corporation

Model: NIKON D5200

Shutter Speed: 10/200

Aperture: F/29

Focal Length: 34 mm

ISO Speed: 500

Date Taken: May 13, 2012, 6:31:34 PM

Statistics

Comments: 4  ●   Replies: 2
Favorites: 1
Unique Views: 1213

Favorite Photo of 1 author

Photo description:

minas do lousal

A Mina do Lousal (ou Louzal) e a respectiva aldeia mineira correspondem a um antigo couto mineiro explorado desde o final do século XIX. Localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola, distrito de Setúbal, Portugal

A mina de pirites fica situada no extremo noroeste da Faixa Piritosa Ibérica da designada Zona Sul Portuguesa, onde se situam igualmente as minas de Canal Caveira, Aljustrel, Neves Corvo e São Domingos e que se prolonga em Espanha para além das minas de Riotinto.

Durante a década de 1940 a aquisição das "Mines et Industrie" e da "Minas da Caveira" por Antoine Velge, presidente da SAPEC de Setúbal, empresa de fabricação da adubos químicos, conduz ao incremento dos trabalhos mineiros.

É durante os anos 1950, sob a direcção de Frédéric Velge e Günter Strauss que esta mina de pirite se vai tornar numa das mais modernas de Portugal.

Com a crise da produção industrial de enxofre, devido à retirada gratuita do enxofre nas plataformas de petróleo, nos anos oitenta, as minas da faixa piritosa vão sucessivamente encerrando. Em 1988, foi encerrada a extracção no Lousal.

Com o encerramento da mina a aldeia entra em decadência até que, no início dos anos noventa, a Câmara Municipal de Grândola e a Fundação Frédéric Velge iniciam um programa de revitalização do Lousal (RELOUSAL). O programa tem por base a criação de uma nova espacialização territorial assente no turismo cultural, com reforço da identidade mineira, destacando-se o Museu Mineiro do Lousal e o Centro Ciência Viva do Lousal.

mais fotos do local em:

http://carloscarlos.podiumfoto.com/event/4035/abandonados_lados_b#topo

Ricardo Martins wrote at Aug 18, 2014, 6:09:14 PM

Muito bem captado este insólito olhar!!! Parabéns Carlos.

Carlos Martins replied:

muito obrigado incasavel amigo ricardo

 

Waldemar Alvarinhas wrote at Aug 19, 2014, 8:44:49 AM

Bom registo!! O que sempre admirei no seu trabalho alem das fotos sempre magnificas, os titulos são sempre fantasticos !! Essa cabecinha não para !!! Abraço!

Carlos Martins replied:

muito obrigado por me o deixar saber resta-me acrescentar que é a cabecinha e...as pernas ..que quando tiro o dia para fotografar..chego com as pernas a casa que nem as sinto lol,abraço

 

 

 

 

  • PodiumFoto in Social Networks
PodiumFoto in Social Networks
If you do not want to share your pictures on social networks can inactivate this feature in your preferences.

In your menu "Settings", top right of the screen, click "Preferences-privacy" and select the checkbox "Do not share partner sites and social networks".
Remember that we only publish thumbnails that link to your page or photo whose purpose is the dissemination of our authors.